segunda-feira, 11 de março de 2013

Postagem VII: MARINHO, Marildes. A Língua Portuguesa nos Currículos de Final de Século. Autores Associados, São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2000.


Resumo: A autora inicia suas considerações sobre currículo apontando duas perspectivas de análise que no fim são complementares: a primeira delas refere-se às influências externas, ou do contexto político e social, e a segunda se refere às influências internas, que dizem respeito aos conceitos e definições teórico-metodológicas.


Em seguida, utiliza com referência Magda Soares (1996) para discorrer uma breve retrospectiva da constituição da Língua Portuguesa como componente curricular. Aponta sobre o processo de democratização da escola e o aumento significante de alunos a partir dos anos 50 que tornou necessária a contratação de novos professores com formação deficiente. Além disso, as péssimas condições de trabalho contribuíram para a desvalorização do profissional do magistério. Tais condições refletem a condição do professor atual que se torna cada vez mais dependente do livro didático.
Quanto aos conteúdos da disciplina de Língua Portuguesa, Barretto aponta uma competição entre língua oral e língua escrita. E que, historicamente a língua oral vem perdendo espaço na escola para a escrita que se efetiva nos livros didáticos pela Gramática.

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