O texto se inicia com a transcrição de um relatório de uma
professora do 2º ano de escolaridade acerca de um projeto desenvolvido em sua
turma. O projeto intitulado “Metamorfose: o segredo da vida” surgiu de maneira
inusitada: a partir de um pote de lagartas levadas para a aula por um aluno. As
lagartas despertaram a curiosidade da turma e serviram como tema para observações
diárias e pesquisas.
Em seguida, Corsino aponta dois principais movimentos
percebidos no relato da professora: o primeiro é o acolhimento e a
receptividade àquilo que foi levado pelo aluno à escola. Para ilustrar este
ato, o autor utiliza uma tela de Van Gogh (Primeiros Passos) onde o adulto
curva-se à criança; o segundo movimento é a abertura para o imprevisível, a
flexibilidade no planejamento. Os rumos da aula mudaram completamente a partir
da curiosidade dos alunos em relação às lagartas. A professora curvou-se ao
interesse da turma sem deixar de lado o aprendizado de conhecimentos e
habilidades relevantes.
Outro ponto importante destacado pelo autor é o fato de que o
trabalho interdisciplinar nas séries iniciais do Ensino Fundamental é
facilitado, uma vez que a curiosidade das crianças nos dão inúmeras
possibilidades na criação de projetos como o da professora citada acima.
Projetos que surgem da curiosidade das crianças e da sensibilidade do professor
para perceber um bom tema para a aula.
Um dos tópicos do texto diz respeito ao trabalho com as diferentes áreas do conhecimento e seus objetivos. Trasncrevo aqui o trecho em que o autor discorre sobre a área da Linguagem:
"O trabalho com área da Linguagem parte do princípio de que a criança, desde bem pequena, tem infinitas possibilidades para o desenvolvimento de sua sensibilidade e de sua expressão. Um dos grandes objetivos do currículo nesta área é a educação estética , isto é, sensibilizar a criança para apreciar uma pintura, uma escultura, assistir a um filme, ouvir uma música. (...) É importante que o cotidiano das crianças das séries/anos iniciais seja pleno de atividades de produção e recepção de textos orais e escritos, tais como: escuta diária da leitura de textos diversos, especialmente de histórias e textos literários, produção de textos escritos, mediada pela participação e o registro de parceiros mais experientes, leitura e escrita espontânea de textos diversos, mesmo sem o domínio das convenções, participação em jogos e brincadeiras com a linguagem, entre muitas outras possíveis."
Deixo aqui algumas sugestões que podem servir como um pontapé inicial para estimular a formação de alunos leitores:
Um dos tópicos do texto diz respeito ao trabalho com as diferentes áreas do conhecimento e seus objetivos. Trasncrevo aqui o trecho em que o autor discorre sobre a área da Linguagem:
"O trabalho com área da Linguagem parte do princípio de que a criança, desde bem pequena, tem infinitas possibilidades para o desenvolvimento de sua sensibilidade e de sua expressão. Um dos grandes objetivos do currículo nesta área é a educação estética , isto é, sensibilizar a criança para apreciar uma pintura, uma escultura, assistir a um filme, ouvir uma música. (...) É importante que o cotidiano das crianças das séries/anos iniciais seja pleno de atividades de produção e recepção de textos orais e escritos, tais como: escuta diária da leitura de textos diversos, especialmente de histórias e textos literários, produção de textos escritos, mediada pela participação e o registro de parceiros mais experientes, leitura e escrita espontânea de textos diversos, mesmo sem o domínio das convenções, participação em jogos e brincadeiras com a linguagem, entre muitas outras possíveis."
Deixo aqui algumas sugestões que podem servir como um pontapé inicial para estimular a formação de alunos leitores:
- Incentive a visitação a biblioteca da escola;
- Leia para seus alunos;
- Dê espaço para que os alunos apresentem as idéias acerca do conteúdo das obras lidas, essas podem ser expressas oralmente e também através de figuras, desenhos, pinturas, etc.
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